Viver e aprender

A boa-fé é positiva, não há como viver sem acreditar. Não temos como aplicar o método científico a tudo que tomamos contato, ou seja, temos que crer em muita coisa. Mas esta crença não deve ser cega. É possível utilizar o bom senso para selecionar aquilo que faz mais sentido.

Uma máquina que aprende pode, ao buscar informações na Internet, mandar uma criança se arriscar a provocar um curto-circuito em uma tomada (como aconteceu recentemente), mas o ser humano tem como identificar quando certos conteúdos online representam um perigo assim.

Infelizmente vivemos uma época em que esse bom senso tem nos faltado. Cada vez mais pensamentos extremistas e contrários à ciência têm dominado os meios de comunicação. Não sei onde vamos chegar se não houver um caminho que concilie esses extremos em uma via pautada na busca da verdade.

Esta busca implica que cada um seja capaz de revisar a cada dia as suas crenças, aceitando opiniões contrárias e corrigindo os rumos de sua vida. Somente assim, com uma nova visão do mundo, poderemos ter esperança em um futuro melhor, onde as pessoas busquem se libertar pelo conhecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O caminho da plenitude