Futuro
Já estamos vivendo momentos difíceis aqui em 2020. Espero que em 100 anos as coisas tenham melhorado. Embora as perspectivas não sejam muito boas. Os 7 bilhões de seres humanos que habitam nosso planeta já precisam de 1,8 planetas-terra para suprir as suas necessidades. Se este panorama não mudar em pouco tempo, os recursos serão exauridos.
Alguns pensam que a solução a longo prazo será a colonização de outros planetas. No caso de Marte, por exemplo, isso envolveria um esforço de terrificação do mesmo, ou seja, transformar Marte de um planeta inóspito em alguma coisa perto da Terra.
Mas, se buscarmos a solução aqui mesmo em nosso planeta? Se concordarmos em economizar os recursos, replantar florestas, enfim, criar condições para nos manter aqui.
Talvez não com tanto conforto como temos hoje, mas vivendo uma vida feliz. Teremos a oportunidade de sobreviver aqui por mais alguns milhares de anos.
Não é tão difícil assim pensar que podemos viver com menos recursos que gastamos hoje. Nossos ancestrais faziam isso. Na verdade, nem precisamos pensar em utilizar carroças ou abandonar os eletrônicos. Basta ser mais moderado nos gastos, além do que se pode investir em energias renováveis, carros elétricos, produtividade na agropecuária. Enfim, o esforço será necessário, mas os ganhos definirão nosso futuro.