Postagens

Mostrando postagens de abril, 2009

Abraço de Pai

Hoje fui ao hospital visitar meu pai, chegando lá ele me abraçou carinhosamente. Impossível descrever a sensação que tive.

Estrada

A vida é uma viagem por uma estrada que nos leva de um lugarzinho aconchegante a um local que nunca queremos chegar. O importante nesta viagem não é chegar ao destino, é aproveitar o caminho. Viver é superar os obstáculos que surgem na estrada, consertar o veículo quando apresenta algum problema, enfim, fazer de tudo para que esta viagem seja bela e feliz. Temos a prerrogativa de escolher os caminhos, de decidir por onde passaremos, portanto, de definir que lugares conheceremos. Podemos ainda com nossa capacidade de ensinar ajudar a outros indicando rumos a seguir, no entanto, nem sempre a direção que mostramos é bem vista pelos demais. Mas quem garante que o nosso caminho é o certo?

CTI

Vicente, no CTI, barulho, incômodo, agulhas e aparelhos. Ele lutou oito dias neste lugar inóspito. Está agora na companhia de dona Maria José, ainda no quarto do hospital. A paciência que ele tem é uma grande virtude, pude observar como as enfermeiras simpatizaram com ele, que, mesmo num ambiente tão difícil, sempre manteve o bom humor. Recordo de quantos momentos vivemos juntos na minha infância, jogando futebol no clube, observando-o ao jogar o vôlei de que tanto gostava. Hoje, aos 74 anos, não tem mais a energia daqueles tempos, mas continua sendo um exemplo a ser seguido, não só pelos seus filhos, mas por todos os que têm o prazer de conviver com uma pessoa tão especial como ele.

Somos culpados?

As pessoas têm características muito diferentes. Começando pelo ser físico, cada um tem suas peculiaridades. Uns são mais fortes, outros mais inteligentes. Alguns têm mais habilidade de se relacionar com as pessoas, outros são mais tímidos. Estas diferenças, que começam da herança individual, se alteram à medida que o indivíduo vai aprendendo ao longo da vida. O aprendizado, a vivência, pode ajudar o ser a alterar uma característica ou até mesmo desenvolver outras. Podemos até vencer deficiências do nosso caráter ao longo da nossa vida. Surge então a pergunta: Como podemos comparar pessoas que nasceram com capacidades diferentes e cresceram se configurando conforme o que o seu esforço e o ambiente lhe deram? Como identificar em uma pessoa o que ela tem de melhor, se o que ela é resulta de um ambiente que nem sempre proporcionou as melhores condições para a vida deste ser. É por isto que invariavelmente acabamos caindo no preconceito de achar que um ser é pior do que os outros sem pens...

Um começo

Imagem
A vida é cheia de começos e recomeços, hoje é o início desse blog.